sexta-feira, 1 de julho de 2011

A ZONA MORTA de Stephen King

por Luciana Teixeira
Que me perdoem os que desconfiam de autores de Best Sellers, mas Stephen King é um dos meus escritores preferidos. A Zona Morta foi lançado em 1979, mas no Brasil só chegou em 1985, pela editora Abril Cultural.


Stephen King é conhecido pelas histórias de terror, mas esse é um dos dramas, que ele também sabe contar, e muito bem. A história tem como protagonista um professor chamado John Smith. O cara tem uma vida boa, um emprego, uma namorada, tudo indo bem. Mas uma noite ele sofre um acidente de carro e o resultado são quatro aninhos em coma.

Sim, ele acorda. A namorada já está casada, e a mãe, um pouco perturbada. Se não bastassem essas mudanças bacanas, ele ainda desenvolve um poder muito louco de prever o futuro quando toca nas pessoas. Se não me engano é “psicometria” o nome de algo parecido com isso... mas não tenho certeza. Bom, ele ajuda algumas pessoas e é atazanado pela imprensa.

Mas a situação se agrava quando ele descobre que um político pode acabar provocando uma guerra nuclear. E aí, o que ele pode fazer para impedir? Ele deve interferir? E como?

É claro que eu não vou contar. O livro vale muito a pena; a leitura é muito agradável e você não quer parar de virar as páginas.

Essa história, como muitas do King, virou filme. Na Hora da Zona Morta é um longa de 1983 com Christopher Walken no papel de John Smith e Brooke Adams como a namoradinha. Vi só 14 minutos do filme, então não sei se é bom! Você admite que Stephen King é um bom autor quando percebe os detalhes. Além do ritmo super legal da história, me surpreendeu as informações que acabei lendo sobre o que acontece quando alguém sai do coma; as cirurgias que são feitas, a fisioterapia, etc.

Sinceramente eu gosto muito quando esse autor sai do terror. Meu livro preferido dele é Os Olhos do Dragão. Mas desse eu falo outro dia.

Lu Teixeira é nossa colunista convidade de hoje. Conheça AQUI o seu BLOG.

2 comentários:

Iza Pinheiro disse...

Oi Lu!!Adorei sua resenha.Pensei que o Stephen King só fosse dado ao terror.Vou procurar saber desse livro.Obrigada Bjus!

Eddie disse...

Eu vi esse filme e eu o adoro! Do Stephen King só li Cemitério Maldito, que passei a gostar mais depois de mais velha. Ele escreve muito bem, sim, mas realmente o prefiro quando ele sai do terror. Como em Um Sonho de Liberdade, que é absurdo de bom, um dos meus favoritos! Fiquei com vontade de ler o livro! Se achar, lerei!